vereadora-tania-bastos-rio-de-janeiro-vice-presidente-da-camara-rio-autismo
Search
Close this search box.
MENU

Debate sobre feminicídio lota auditório da Universidade Rural em Nova Iguaçu

DSC 0101O Evento “Eu quero um Rio sem Feminicídio” promovido pelo PRB Mulher Rio, em parceria com o PRB Nova Iguaçu, foi um grande sucesso. Aproximadamente 300 pessoas lotaram o auditório do campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Nova Iguaçu, para assistir as palestras do delegado federal Clayton Bezerra e da Coach, Lani Menezes, que falou sobre felicidade e autoestima. O bate-papo foi conduzido pela idealizadora do evento e coordenadora estadual do PRB Mulher, a vereadora do Rio, Tânia Bastos, que tem levado a discussão sobre o tema à diversas cidades do estado do Rio de Janeiro.

O delegado Clayton Bezerra, em sua palestra, alertou as mulheres quanto aos números alarmantes de casos de feminicídio. Segundo ele, oito mulheres são assassinadas por dia no Brasil, e a maior parte dos autores desses crimes estão dentro de casa. “A melhor forma de trabalhar a redução desses casos é com a prevenção. E é isso que estamos fazendo nesse debate, uma vez que vocês vão sair daqui já conscientes e ainda vão passar para as amigas e familiares”, disse. Clayton também esclareceu que atualmente não é mais possível que o agressor pague simples cestas básica como forma de punição, pelo fato de a violência contra a mulher não ser mais tratada como infração de menor potencial ofensivo. “Quando falamos de violência contra a mulher não podemos pensar somente na polícia. Temos que pensar no Ministério Público, no poder Judiciário, porque para garantir a segurança de uma mulher agredida é preciso uma integração entre os órgãos do Estado que tem o dever de apoiar as vítimas com as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha”, enfatizou.

DSC 0004Anfitriã do evento, a deputada federal, coordenadora nacional do PRB mulher e presidente do PRB Nova Iguaçu, Rosangela Gomes, que foi ovacionada em sua chegada, também falou ao público sobre o combate a este crime de homicídio quando praticado contra a mulher. “Estou muito feliz com o sucesso que estão sendo essas palestras por diversos municípios. É por isso que eu digo que o PRB cuida do povo. Todas nossas causas são em benefício das pessoas. Em Brasília, também tenho atuado arduamente na defesa desta e de outras causas tão importantes quanto. Em dois requerimentos de minha autoria defendo a tipificação dos crimes de atentado violento ao pudor e de atentado violento ao pudor de vulnerável, protegendo não só a mulher, como qualquer outra pessoa”, garantiu.DSC 0017

Também estiveram presentes no evento, a primeira deputada estadual mulher do PRB, Beatriz Santos; o pastor, Igor Toledo; a coordenadora Municipal do Rio de Janeiro, Paty Armstrong; a coordenadora municipal do PRB Mulher Nova Iguaçu, Glaucia Miranda; a coordenadora municipal do PRB Mulher Queimados, Penha Ramires; a coordenadora municipal do PRB Mulher Japeri, Vera Lúcia e a coordenadora municipal do PRB Mulher Niterói, Marisa Chaves.

A sequência de eventos “Eu quero um Rio sem Feminicídio”, organizado pelo PRB Mulher Rio, segue pelo Estado e estará em São Gonçalo no dia 23, em Cabo Frio dia 25, em Rio das Ostras no dia 30 deste mês e em Magé no dia 7 de outubro.

Texto e fotos: Erick Bello

cOMENTÁRIOS

Posts mais visualizados