PEU da Ilha é arquivado

Atendendo requerimento da vereadora Tânia Bastos (PRB), o prefeito Marcelo Crivella determinou, no início deste mês, o arquivamento definitivo do projeto que criava um novo Plano de Estruturação Urbana da Ilha do Governador (PEU da Ilha) e ameaçava importantes conquistas urbanísticas da região.

O Projeto Lei Complementar nº 107/2015 vinha levantando uma série de debates entre os moradores do bairro. A maior preocupação daqueles que rejeitavam o PEU era a ausência de estudos claros sobre os impactos que as mudanças trariam para o futuro da região. “Venho acompanhando a preocupação dos moradores da Ilha, quanto ao Plano que não refletia os seus anseios. Por isso solicitei ao prefeito Marcelo Crivella o arquivamento do projeto que foi retirado da pauta de votação da Câmara Municipal. Caso um novo projeto de urbanização para a Ilha seja elaborado, a participação da população é fundamental”, ressaltou a parlamentar.

De acordo com a Coordenadoria Geral de Planejamento Urbano, na época em que o objetivo do PEU foi criado, o objetivo seria adequar a legislação de uso e ocupação do solo às novas diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável do Município, preservando a ambiência paisagística através de uma ocupação controlada.

Os moradores, no entanto, questionavam a possibilidade de a qualidade de vida e os serviços públicos ficarem prejudicados, já que a medida incentivaria um desenvolvimento populacional e isso afetaria uma serie de questões como o aumento do tráfego em horários de pico, além do agravamento da poluição atmosférica pelo uso do transporte motorizado.

Por Leticia Namorato – ASCOM Tânia Bastos

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow