Prefeito lança campanha para estimular a adoção de praças

img20871-1259O prefeito Eduardo Paes inaugurou neste domingo, dia 13, as obras do Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, reformado graças a parceria entre a Prefeitura do Rio e a iniciativa privada. O espaço, que completou 30 anos em 2008, ficou fechado ao público por cinco meses, para que recebesse obras de recuperação, revitalização e conservação. Adotado pela ONG Instituto E, do empresário Oskar Metsavaht (Osklen), e pela Sandália Ipanema RJ (Grendene), o parque recebeu investimento de R$ 700 mil para sua reforma. Até então, encontrava-se completamente abandonado.

Durante a inauguração, o prefeito do Rio lançou campanha para ampliar o Programa de Adoção de Áreas Verdes, com o objetivo de estender para outras praças e parques da cidade os benefícios que este tipo de parceria trouxe para o Garota de Ipanema. Vale lembrar que apenas 5% das 1.820 praças e parques públicos (o equivalente a 94 praças e um parque) foram adotados pelo setor privado e a sociedade civil.

Integrante da Área de Proteção Ambiental das Pontas de Copacabana e Arpoador, o Parque passou por completa reforma paisagística e recuperação física, ganhando, entre outras benfeitorias, placas indicativas de acesso e informativas com a história do parque, novas pistas de skate, arquibancadas grafitadas, um Observatório Ambiental onde serão realizadas atividades de educação ambiental, um novo gradil, portão de acesso à praia e um bicicletário, além de obras de nivelamento do terreno e revisão do sistema de drenagem. Além disso, grande parte dos canteiros já está tomada por espécies nativas replantadas, que recebem cuidados diários de uma equipe de jardineiros especializada.

Acompanhado pelos filhos, Bernardo e Isabela, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, e pelo subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, além do empresário Oskar Metsavaht, o prefeito do Rio trocou seu tênis por um par de sandálias Ipanema e percorreu o parque, onde assistiu à demonstrações na pista de skate, e falou à imprensa sobre a importância do programa de adoção. Ele também pediu o apoio da população carioca na conservação das praças e parques da cidade.

– É fundamental fazermos parcerias como esta, afinal são muitas praças e parques a serem conservados. O Parque Garota de Ipanema conta, por exemplo, com o apoio de empresas que amam o Rio, que são completamente ligadas à cidade. É importante que as empresas adotem nossas praças e áreas de lazer, mas a população precisa fazer a sua parte, que é cuidar. Não adianta reformar uma praça se a população não a trata com carinho. E sem esse carinho, torna-se impossível para a Prefeitura alcançar o nível de conservação desejado – disse o prefeito, que também anunciou projetos de conservação para toda a cidade.

Print Friendly, PDF & Email

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow