Rede Municipal de Ensino promove o Dia da Inclusão nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Educação e as 1537 unidades de sua rede de ensino participam, na próxima terça-feira (10), do Dia I, o Dia da Inclusão. A data, já integrada ao calendário escolar, será marcada pela reflexão sobre a inclusão do aluno em seus espaços, favorecendo a aprendizagem em um ambiente que não exclui, que não estigmatiza e que não ignora novos desafios. Atualmente, a rede tem cerca de 14 mil alunos incluídos.

A proposta é que as discussões resultem na produção de um documento com indicações de diferentes ações referentes ao tema, como a elaboração de novas metas para assegurar a qualidade do ensino, em acordo com projetos políticos-pedagógicos, por exemplo.

Fomentado pelo Instituto Municipal Helena Antipoff, órgão da SME, o Dia I terá ainda debate na sede da secretaria, no Centro Administrativo São Sebastião, com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, de universidades, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef-Rio), entre outros.

Já nas escolas, EDIs e creches, a mobilização vai incluir exposições de trabalhos e de projetos políticos-pedagógicos já realizados, além, claro, das discussões em torno do tema. De acordo com Kátia Nunes, diretora do Instituto Helena Antipoff, a interlocução entre todos os profissionais da escola é de importância fundamental para a inclusão, “uma vez que para a construção de ações democráticas não pode haver barreiras nem limitações, de qualquer ordem, que possam resultar no segregacionismo e na discriminação do indivíduo”.

É de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação a implementação de políticas públicas para a Educação na Perspectiva Inclusiva de alunos.

Fonte: Prefeitura do Rio

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow