Retrospectiva: Tânia Bastos faz balanço das ações de 2017

O trabalho legislativo deste ano de 2017 chegou ao fim, nesta terça-feira (26/12), na Câmara dos Vereadores. A vereadora Tânia Bastos (PRB) fez um balanço das ações realizadas e destacou alguns avanços políticos conquistados neste período como reuniões, audiências públicas, homenagens, leis aprovadas entre outras ações desenvolvidas que marcaram a carreira política da parlamentar.

O início do seu mandato começou com a iniciativa da vereadora de fazer acontecer uma agenda entre o prefeito Marcelo Crivella com pais de filhos autistas, que teve por objetivo dar voz aqueles que assim como ela defendem a causa do autismo. Em seguida, nomeada à vice-presidência da Câmara dos Vereadores, com grande afinco, dedicou-se a atender as demandas da Casa.

Neste 2017, Tânia Bastos apoiou com todas as suas forças as necessidades da Ilha do Governador, bairro onde reside. Ela acompanhou o prefeito Marcelo Crivella em uma visita aos moradores da Estrada Rio Jequiá que tiveram as suas casas interditadas pela Defesa Civil por 7 anos. Na ocasião, o prefeito ouviu atentamente os moradores e determinou que as obras fossem realizadas. A parlamentar também solicitou uma audiência pública para Paquetá e Ilha do Governador para o processo de licitação das barcas.

Em meados deste ano, a parlamentar organizou um importante Debate Público com o tema: “Mortalidade Materna, uma análise da situação no município”, na Câmara Municipal. Ela protocolou um pedido de verba para a Secretaria Municipal de Saúde cujo destino seria para a instalação de uma Maternidade e uma policlínica cirúrgica no Hospital Paulino Werneck, na Ilha do Governador. “A luta pela reabertura de uma maternidade no bairro continua. Não vamos abrir mão desta causa um dia sequer. Lugar de insulano nascer é na Ilha! Devolver a maternidade ao local é reparar um erro e verdadeiramente cuidar das pessoas. Desde 2013 venho lutando pela reativação, fizemos um abaixo assinado com 5 mil assinaturas e entregue ao ex-prefeito e diversos discursos no Plenário da Câmara alertando aos nobres colegas a importância desta causa e atos públicos. Em agenda na Ilha o prefeito Marcelo Crivella prometeu fazer tudo para atender este clamor e eu acredito nele. Enquanto isso o pedido é para que seja reforçado o atendimento do Cegonha. Ações como as que vêm ocorrendo em prol da maternidade são importantes, a manifestação popular só corrobora com as minhas atitudes”, relatou a parlamentar.

Em abril, a vereadora Tânia Bastos participou de duas caminhadas em defesa do autismo: uma na orla do Leblon e outra na Praia da Bica, Ilha do Governador. Os eventos tiveram o apoio da Prefeitura do Rio, da Record TV e reuniram milhares de participantes. Neste mesmo mês, a vereadora solicitou a iluminação em azul da Câmara do Rio, especialmente, para a conscientização do autismo.

Além de diversas Indicações sobre reparos para o bairro, em setembro deste ano, a vereadora conseguiu junto ao prefeito Crivella o arquivamento definitivo do discutível projeto que criava um novo PEU na Ilha e ameaçava importantes conquistas urbanísticas na região.

No aniversário de 450 anos ela compôs a comissão julgadora no evento da escolha para a logomarca oficial, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da 11ª CRE, local em que o evento foi realizado.

A logo escolhida fará parte de todas as peças promocionais que serão usadas nos futuros eventos. Com o apoio da parlamentar, a exposição “Viva a Ilha: 450 anos” foi recebida na Câmara Municipal do Rio, com uma apresentação de uma exposição de arte que retratava os pontos turísticos e a alma do insulano.

Como coordenadora estadual do PRB Mulher-RJ convocou todas as republicanas, de todos os estados e municípios, para um mutirão de doação de sangue para reforçar o banco de estoque da Cidade, organizando a campanha denominada “Quem ama doa”. Mais tarde, com o apoio do presidente interino em exercício do partido, o senador Eduardo Lopes (PRB), e com o apoio das coordenadoras do partido nos municípios, organizou a campanha de conscientização aos direitos da mulher que também se concretizou em diversas regiões com o tema “Eu quero um Rio #semfeminicídio.

Em reconhecimento ao mês da mulher, comemorado em março, a vereadora homenageou, com a maior honraria da Câmara dos Vereadores que é o conjunto de medalhas de mérito Pedro Ernesto, à Maria da Penha e à empresa RioGaleăo – administradora do aeroporto do Rio. Por um período de 10 dias, o local passou a se chamar Aeroporto Internacional Maria da Penha como forma de conscientização para o fim da violência contra a mulher.

No mês de março, a parlamentar ainda promoveu um encontro com as mulheres da Ilha, onde sua equipe distribuiu flores, bombons e informações sobre os direitos da mulher. A Casa do Índio, localizada no bairro, foi escolhida para a campanha “Doação Solidária”. Uma iniciativa da deputada Rosângela Gomes, coordenadora nacional do PRB Mulher, que contou com o apoio da vereadora Tânia Bastos. Roupas e alimentos foram doados para os moradores daquele abrigo.

Para a campanha mundial do Outubro Rosa, a parlamentar solicitou a iluminação da Câmara dos Vereadores e ainda organizou um evento junto a Universidade Veiga de Almeida (UVA) com alunos e professores do curso de enfermagem de conscientização e prevenção ao câncer de mama, na Praça da Cinelândia.

Dentre várias indicações no Orçamento de 2018, destacaram-se as emendas parlamentares destinadas à Saúde, como a reabertura da Maternidade, na Ilha do Governador. No social, a abertura do Conselho Tutelar, também no bairro, que há mais de 5 anos foi prometido pelo governo e finalmente se concretizará nesta próximo ano.

A valorização dos conselheiros tutelares também tem sido sua bandeira. Em fevereiro deste ano, junto com a deputada Tia Ju, participou do Dia de Luta e Valorização do Conselheiro Tutelar, na Praça da Cinelândia. O evento teve a participação de diversas autoridades e da sociedade civil.

Pensando na segurança e o conforto dos moradores da Ilha e dos torcedores rubro-negros em dias de jogos do Flamengo na Arena da Ilha, a vereadora Tânia Bastos se reuniu com o presidente Eduardo Bandeira de Mello e sua equipe, a fim de organizar estratégias para os dias de jogo.

Diante de um quadro recessivo pelo qual a economia brasileira, em consequência, a cidade do Rio de Janeiro apresenta-se em defasagem, a expectativa da vereadora Tânia Bastos para o futuro é promissora. “Para o ano de 2018, as propostas de políticas públicas apresentadas para superar a crise são propícias. Esperamos um crescimento sobre o orçamento carioca. Tivemos um início de mandato bastante conturbado devido a transição de governos. Esperamos contudo que possamos nos unir para darmos continuidade aos trabalhos, governar em favor da cidade e em defesa do povo carioca”, concluiu a vereadora.

A Câmara dos Vereadores retorna dia 15 de fevereiro de 2018. Durante este período, a parlamentar aproveitará para trabalhar em suas áreas de atuação, ouvindo a demanda da população.

 

Por Leticia Namorato – ASCOM Tânia Bastos 

Fotos André Barbosa e cedidas

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow