Telessaúde informa sobre sintomas da Gripe A em crianças

tbtelessaudeA partir desta quarta-feira (19/8), as crianças também terão atendimento especializado da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) em função da Gripe A. Através do Telessaúde (3523-4025), que funciona 24 horas, os pais de crianças menores de 12 anos terão à disposição serviço de informação, monitoramento dos casos e remoção destas crianças, quando necessário.

O objetivo é atuar de forma a antecipar possíveis complicações nos casos, além de ampliar e organizar a assistência prestada a estes pacientes que fazem parte de um dos grupos de risco da doença. O serviço seguirá os mesmos moldes do que já está sendo oferecido às grávidas desde o dia 4 de agosto. Através do telefone, os pais serão orientados, quando necessário uma consulta médica será marcada e nos casos mais graves, estas crianças serão removidas para a unidade de saúde mais próxima.

Outras ações da SMSDC

A Secretaria já atua com outras ações voltadas para este público específico. Na semana passada, cerca de 400 pediatras foram capacitados e receberam atualização sobre o atendimento às crianças que estejam com suspeita da doença.

Antes do retorno às aulas, a SMSDC também capacitou cerca de 30 mil professores para a devida atuação junto aos alunos quanto à prevenção e verificação de possíveis sintomas da doença e passou orientações para a Secretaria Municipal de Educação sobre condutas a serem adotadas, como a utilização de álcool em gel, de copos descartáveis e a necessidade de manter as salas de aulas sempre arejadas e limpas para evitar o contágio, entre outros.

Nesta última segunda-feira (17/8), começou a funcionar o Disque Escola, serviço criado pela SMSDC para orientar os profissionais da rede municipal de Educação sobre a gripe A. Através de um telefone exclusivo para diretores e professores, profissionais de saúde passarão orientações sobre condutas e procedimentos em casos de alunos ou funcionários com síndrome gripal.

Para reforçar as orientações aos alunos, aos pais e aos professores sobre os cuidados e prevenção sobre a doença, os pontos de esclarecimento da SMSDC sobre o vírus Influenza A – H1N1 percorrerão esta semana escolas municipais dos bairros de Acari, Coelho Neto, Rocha Miranda, Bento Ribeiro, Marechal Hermes, Madureira, Piedade, Irajá e Costa Barros. Só esta semana, 88 escolas da rede municipal de ensino receberão orientação.

Não deixe de participar da nossa enquete sobre a gripe A!

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Print Friendly, PDF & Email

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow