vereadora-tania-bastos-rio-de-janeiro-vice-presidente-da-camara-rio-autismo
Search
Close this search box.
MENU

Vereadora entrega Medalha Pedro Ernesto à ministra das mulheres, Nilcéa Freire

nilcea1A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, foi às lágrimas mais de uma vez durante a homenagem promovida pela vereadora Tânia Bastos para a entrega da maior honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a Medalha Pedro Ernesto, nesta sexta-feira (27/11).

Amigos, familiares e convidados ilustres estiveram presentes. Representando a Secretaria Municipal de Assistência Social, Jurema Batista, foi a primeira a subir à tribuna. “Quero parabenizar a vereadora por ter dado continuidade na luta para que a Comissão Permanente de Defesa da Mulher saísse do papel e à Ministra por ter conseguido popularizar as ações do Ministério”, disse.DSC03198

Em seguida, foi a vez de a deputada estadual Inês Pandeló discursar. “Antes de chegar ao mais alto escalão do governo federal, Nilcéa foi pesquisadora. Por isso, ela conhece de perto a realidade do povo e luta por ele”, destacou.  Já a deputada federal, Cida Diogo, elogiou a atuação da gestora. “Ela tem conseguido tirar água de pedra com o parco recurso que a secretaria possui, mas é, sem dúvida, quem mais propõe emendas parlamentares em prol das mulheres”, destacou.

reitorO amigo e reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ricardo Vieiralves, lembrou de como conheceu a homenageada. “Lembro que meu irmão estava estudando e me deparei com uma professora jovem e muito bonita: era a Nilcéa. Logo depois, ela já estava inserida no movimento estudantil. Sempre foi boa oradora e durante uma disputa entre chapas na faculdade, ela contou sua história e emocionou a todos. Lembro que a minha chapa perdeu de 80% a 20% por causa dela”, recordou com carinho.

A mesa e o bendito fruto

mulheresA Coordenadora Especial de Promoção e Política para Igualdade, Terezinha Lameira, a Secretária de Estado de Assistência Social, Benedita da Silva, a Defensora Pública responsável pelo Núcleo de Defesa da Mulher, Arlanza Rebello, a Superintendente do Conselho Estadual da Mulher, Cecília Soares, marcaram presença na mesa do evento e também fizeram referência aos avanços conquistados com a Secretaria como o segundo plano nacional de políticas públicas voltadas para as mulheres e os programas desenvolvidos.  

secelo Único homem presente era o Secretário Especial de Promoção e Desenvolvimento Econômico Solidário, Marcelo Henrique Costa, que brincou com a situação. “Quando estávamos nos preparando para entrar neste plenário, alguém fez uma piada dizendo que eu era o único representante masculino e estava inserido no sistema de cota. Mais do que isso. Estou aqui como um amigo e alguém que conhece a Nilcéa há 16 anos, quando fui assessor dela na UERJ e aprendi a ser gestor”, contou ele, que ainda anunciou a parceria com a ministra para implementar o programa de capacitação de mulheres para trabalhar na construção civil.

 Medalha Pedro Ernesto

ministra2Presidente da Comissão de Defesa da Mulher, a parlamentar Tânia Bastos ficou emocionada e embargou a voz ao falar de Nilcéa. “Quando pensei em homenagear a Minstra Nilcéa, eu pensei que independente do partido que defendemos, nós somos de um único partido: o das mulheres. Por isso, quero entregar à mãe do Marcus e do Pedro, a minha conterrânea da Ilha do Governador, a carioca, ministra Nilcéa Freire, a maior honraria desta Casa de Leis: o conjunto de Medalhas Pedro Ernesto”, anunciou.

ministra3Para finalizar, a ministra também foi à tribuna fazer um discurso emocionado. “Confesso que não conhecia a vereadora Tânia Bastos antes deste dia, mas acredito que seu olhar de forma suprapartidária só engrandece seu mandato”, elogiou.

Nilcéa também fez questão de agradecer a todos os presentes e chorou ao lembrar do período que viveu exilada no México. “Quero dizer que sou uma pessoa muito feliz porque tenho uma família linda e agreguei outras famílias como a UERJ, meu partido e a imensa rede de mulheres que estou convivendo desde 2004. Nunca imaginei que chegaria até aqui. Quando entrei para o movimento estudantil, eu sonhava com um país democrático e que meus filhos pudessem crescer com liberdade e não passar por tudo que tivemos que enfrentar. Hoje, eu ainda sonho, mas desta vez é para que minha neta Júlia viva em um Brasil mais igual. Gostaria de agradecer a todos e quero abraçar cada um presente aqui”, concluiu.

Confira os melhores momentos na nossa galeria de fotos

 

 

cOMENTÁRIOS

Posts mais visualizados