Na semana mundial do meio ambiente a cidade ganha uma nova área verde: o Bosque Caio Granado, na Ilha do Governador. Uma área que se encontrava abandonada, com grande número de ocorrências policiais e despejo de lixo que foi completamente requalificada ambientalmente. Hoje, oferece lazer, segurança, atividades físicas e parquinho infantil.
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, inaugurou neste sábado(01), o parque que combina reserva ecológica com áreas de passeio. O local ganhou calçamento no entorno, pistas para caminhada e estacionamento. A vereadora Tânia Bastos prestigiou o momento.
“Esse bosque é uma área de preservação ambiental. O que estamos eternizando aqui é um patrimônio em termo de insetos, árvores, folhas e frutos. Melhoramos o clima, despoluímos o rio e mantivemos um santuário para as pessoas passearem, trazerem seus bebês, suas famílias, fazerem piquenique numa área segura, porque aqui vai ter permanentemente, por ser um bosque da Prefeitura, a vigilância da Guarda, o apoio da Polícia Militar e também os cuidados da Comlurb, da Rioluz e dos demais setores da Prefeitura, porque aqui é uma área pública decretada”, disse o prefeito.
O nome do bosque é uma homenagem ao jogador de futebol americano do Botafogo Reptiles, que morreu em um acidente na Linha Vermelha, ao voltar de um jogo, em março de 2017, aos 24 anos. A área recebeu iluminação, o que vai permitir o lazer noturno de famílias e a prática de exercícios físicos.
De acordo com a mãe de Caio, Chrysthina Granado, “ele era agregador, fazia o bem para todo mundo. E isso aqui traz o bem para a humanidade. Moro aqui na frente há 30 anos. O lugar estava abandonado”, ressaltou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Queiroz, que também é torcedor do Botafogo e conhecia Caio Granado: “O bosque devolve algo que o Caio defendia: a melhoria de vida da população. É uma área verde na Ilha do Governador, com o valor simbólico de homenagear alguém que foi referência como filho, desportista e amigo”, afirmou o secretário.
“Caio Granado era morador do local, atleta do Botafogo e professor de Educação Física. Ele faleceu prematuramente, e com o bosque ficará eternizado com essa homenagem. Fico feliz de participar deste momento. Obrigada prefeito!”, concluiu Tânia Bastos.
Imagens
Por Ascom Tânia Bastos com Prefeitura do Rio
Fotos André Barbosa