O Gabinete Integrado de Emergência para a Gripe prossegue, a partir de hoje, dia 22 de julho, com o Plano de Vigilância, Informação e Acolhimento à População na Epidemia de Influenza A – H1N1. O plano prevê a implantação de nove pólos de atendimento que atuarão de forma integrada à rede de saúde. Até sexta-feira, 24 de julho, seis pólos já estarão abertos para atender à população.
O objetivo é ampliar, de forma regionalizada, o quantitativo de postos de acolhimento às pessoas com suspeita de terem contraído a doença, intensificar as estratégias de educação comunitária, ampliar as ações de vigilância em saúde dos casos suspeitos, manter níveis mínimos de letalidade no Município, assim como aumentar a propagação de informação sobre a doença e dar maior agilidade ao atendimento à população.
Os primeiros pólos funcionam a partir de hoje no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, e Hospital Municipal Lourenço Jorge (HMLJ), na Barra da Tijuca. Na quinta-feira, dia 23 de julho, será a vez dos pólos no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, e em Campo Grande. Já na sexta-feira, dia 24 de julho, serão abertos os pólos do Méier e de Santa Cruz. Os demais pólos serão montados na Penha em Guadalupe e em Bangu.
A indicação da implantação destes pólos será determinada pelas Secretarias Municipal e de Estado de Saúde e defesa Civil de acordo com a necessidade, podendo sofrer alterações de localização em função dos indicadores epidemiológicos da doença. Os pólos funcionarão todos os dias, 24 horas por dia e terão cada um a atuação de 1 sanitarista, 2 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem, 1 auxiliar administrativo e 1 auxiliar de serviços gerais, totalizando 8 profissionais por cada plantão, sendo um diurno e um noturno.
Foto: Palácio da Cidade