A vereadora Tânia Bastos participou da inauguração do Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Anna Maria Jesus Conceição ao lado do prefeito Eduardo Paes nesta última desta sexta-feira (12/02), na Ilha do Governador.
Este é o terceiro EDI da Ilha, bairro onde há 41 unidades da rede municipal de ensino e 16 mil estudantes beneficiados. O novo espaço atenderá 250 crianças da região. Construído pelo Programa Morar Carioca, da Secretaria Municipal de Habitação (SMH), a unidade receberá crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade, das comunidades Bela Vista da Pichuna e Magno Martins. Para a construção do novo EDI, a prefeitura investiu R$ 4 milhões.
– É importante que as crianças estejam em sala de aula, e mais importante ainda que se faça da escola um lugar de transformação. Isso se dá através do ensino de qualidade. Essa é a transformação que o Brasil precisa. Para tornar o nosso futuro melhor, precisamos garantir um futuro melhor para essas crianças – disse Paes.
O novo EDI da Ilha tem três andares. No térreo, há recepção, pátios coberto e descoberto, secretaria, banheiro, sala da diretoria, refeitório, cozinha, recepção de alimentos, despensa, rouparia, lavanderia, área de serviço, vestiários para funcionários, almoxarifado, banheiro para portadores de deficiência e elevador. No primeiro pavimento há solário, berçário, fraldário, lactário, sala de higienização e sala de reunião. Já no segundo pavimento, as crianças dispõem de seis salas de atividades, banheiros, sala multiuso, biblioteca e pátio descoberto.
Parte de um novo modelo de atendimento à primeira infância, os Espaços de Desenvolvimento Infantil integram, em um mesmo ambiente, a creche e a pré-escola. Nesses locais, as crianças são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde pequenas, a partir da convivência com os livros e materiais apropriados para sua faixa etária. Para garantir um atendimento de qualidade, cada sala de atividades conta com um professor de Educação Infantil. Para isso, a prefeitura já convocou mais de 5.200 profissionais. Cada EDI conta com uma biblioteca/brinquedoteca especializada na primeira infância. As unidades também contam com uma Sala de Primeiros Atendimentos, onde um agende de saúde verifica a carteira de vacinação e fornece orientações de higiene às crianças e seus responsáveis.
Pedagoga, a vereadora Tânia Bastos parabenizou a iniciativa. “A escola forma cidadãos. Investir em educação é reduzir a violência na cidade e formar uma geração crítica e criativa”, concluiu.