Search
Close this search box.

Presidente da Comissão da Mulher da Câmara do Rio, vereadora Tânia Bastos participa de Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres promovida pelo Ministério Público

D-CaminhadaGeral_2Presidente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a vereadora Tânia Bastos (PRB) participou da Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres promovida pela Ouvidoria e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias (CAO) de Justiça de Violência Doméstica Contra a Mulher do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) neste último domingo (6/12), na Praia da Ipanema.

O grupo – que reuniu promotores de Justiça, policiais civis e militares, representantes da sociedade civil – caminhou entre os postos 8 e 10. Ao longo do trajeto foram distribuídas cartilhas com informações sobre a Lei Maria da Penha e orientações sobre como a população pode entrar em contato como MP. Em um quiosque montado na orla, a Ouvidoria recebeu denúncias e recolheu assinaturas para a campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção”.

DSC_0083 (Copy)Segundo a coordenadora do CAO de Violência Doméstica contra a Mulher, Lúcia Iloizio Barros Bastos, o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo, de acordo com dados levantados no Mapa da Violência 2015, sobre Homicídio de Mulheres no Brasil.

A ouvidora, Georgea Marcovecchio Guerra, afirmou que cerca de 5% das duas mil comunicações recebidas pelo MP, mensalmente, são casos de violência doméstica.

D_Caminhada_GeralPara a vereadora Tânia Bastos, a caminhada é um importante alerta para as mulheres. “As vítimas de violência precisam saber que elas devem denunciar os agressores, pois existe a Lei Maria da Penha para protegê-las e toda uma rede de atendimento capacitada para receber e orientar estas mulheres. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 127, da Ouvidoria do MPRJ, ou pelo site da instituição”, concluiu a representante do Legislativo Carioca.

A caminhada ocorreu no dia de mobilização dos “Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, data em que também é divulgada a “Campanha do Laço Branco”. Os participantes vestiram camisetas, adesivos e laços brancos em alusão à campanha. Entre eles estava o comandante-geral da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto, e a delegada Gabriela Von, titular da DEAM do Centro, que representou a chefia da Polícia Civil, e coordenadora do PRB Mulher Municipal, Eliana Ovalle.

Fotos: André Barbosa

cOMENTÁRIOS

Posts mais visualizados