Cerca de 50 pessoas participaram da aula inaugural do curso Formação de Agentes Multiplicadores em Ações Preventivas sobre Drogas, na sede da Igreja Batista de Campo Grande, zona Oeste da cidade.
Acompanhada pela coordenadora e psicóloga especializada Prevenção às Drogas, Márcia Passarelles, a vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) fez questão de abrir o evento de sua iniciativa.
“É uma alegria poder ampliar este programa que já deu certo nos bairros de Del Castilho e Cidade de Deus. Nosso objetivo é expandir para Santa Cruz e Ilha do Governador. Quanto mais lugares forem contemplados, mais estaremos contribuindo para o combate às drogas”, disse a parlamentar.
Para Marcia Passarelles, o curso destaca não somente os aspectos teóricos de cada droga, relacionado ao uso, abuso e dependências de substâncias psicoativas (drogas), mas também reflete sobre os fatores de proteção e vulnerabilidade no indivíduo, na família, na comunidade e sociedade.
“Procuramos trazer o que há de mais novo sobre o assunto. O conteúdo é sem dúvida, nosso diferencial. Pois não focamos só a droga, o químico, mas ressaltamos principalmente o valor da vida. Neste primeiro encontro, eu fiz questão de informar através de pesquisas científicas como a dimensão espiritual é uma grande aliada na prevenção ao uso, abuso e dependência de substãncias psicotivas; já que o grupo em sua maioria são líderes religiosos A qualificação e formação de facilitadores sociais e comunitários é nossa principal meta”.
As aulas, que vão acontecer em uma sala cedida pela instituição religiosa, serão gratuitas e abertas a todos os moradores. Com duração de três meses, a carga horária é de 48 horas, já que o curso acontece semanalmente. No final, todos receberão um certificado de participação.