A vereadora Tânia Bastos participou, nesta quarta-feira (21), do lançamento do novo modelo de bilhetagem digital do transporte público do Rio, no Palácio da Cidade, na zona sul da Cidade. O novo modelo possibilitará o pagamento das passagens com celulares, pix, QR code e aquisição de passes mensais, dando mais transparência para os usuários. Assim, será possível contabilizar a quantidade de passageiros que passam pelos transportes diariamente.
O projeto ainda prevê o fim da dupla função dos motoristas, além da integração entre ônibus, vans, metrô, BRT e trens. O sistema deve incluir, gradualmente, o Bike Rio e o Táxi Rio.
“O fato é que o nosso serviço de transporte precisa ser revisto, porque está muito aquém da necessidade dos usuários. É importante saber a quantidade de passageiros que utilizam o sistema diariamente para que se possa calcular o lucrativo. Atualmente, a prefeitura não tem como fazer um levantamento das receitas. A iniciativa é boa porque só quem sairá ganhando será o cidadão carioca”, comentou a parlamentar.
O evento contou com a presença do prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes; da Secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, e de dezenas de vereadores.
Galeria de Imagens
ASCOM Tânia Bastos