Na manhã desta segunda-feira a Câmara Municipal do Rio recebeu cerca de 100 mulheres, profissionais do segmento da beleza para uma homenagem.
A vereadora escolheu a data não só pelo Dia Internacional da Mulher, como pela importância da prestação de serviço aliada ao empreendedorismo, para a entrega de Moções de Aplausos.
Atuantes em diversas frentes na área da beleza, como embelezamento das mãos e sobrancelhas, maquiagem, cabelo, podologia e massoterapia, essas mulheres na grande maioria, segundo o IBGE, são responsáveis financeiras pelos seus lares e chefiam assim as suas famílias.
“Cresci dentro de um salão, minha mãe D. Leda era cabeleireira e com o seu trabalho sustentou sozinha os seus quatro filhos. Fazer essa homenagem também é homenagear a minha querida mãe”, explicou a vereadora, muito emocionada.
O evento contou com a presença da fisioterapeuta e massoterapeuta, a professora Sirlene dos Santos Ribeiro, coordenadora de massoterapia do Instituto Benjamin Constant, que forma alunos cegos ou com baixa visão para atuarem no atendimento interno da unidade e no mercado de trabalho, sendo uma outra face do empreendedorismo: a inclusão.
A Instrutora do Senac, Luzinete dos Santos Santana em seu discurso de agradecimento comentou: “a nossa profissão muda realidades. Quando eu comecei fiz um cursinho, estava desempregada, com filhos para criar e me apaixonei pela profissão! Somos múltiplas, até “psicólogas”, a nossa troca é constante”.
Tania é autora da “Lei da Manicure” que prevê a utilização de materiais descartáveis nos salões, uma atenção necessária para a proteção da saúde da cliente e profissional.
Por Daniella Araújo – ASCOM Tânia Bastos
Fotos: CMRJ e ASCOM Tânia Bastos