O prefeito Eduardo Paes inaugura na manhã desta quinta-feira (17/12), na Comunidade da Maré, o serviço de Internet Itinerante. O projeto da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia disponibiliza um laboratório móvel de informática, em um veículo adaptado, com 8 computadores conectados à internet e impressora.
Um dos objetivos é levar a conectividade principalmente às regiões consideradas como desertos digitais, rompendo assim com as fronteiras da exclusão digital em nossa cidade.
Jovens e adultos podem utilizar os equipamentos disponíveis para envio de currículos para empresas, acesso de sites de prestadoras de serviços como: água, luz e telefone, recebimento e envio de e-mails e pesquisas escolares.
O projeto da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia espera ampliar o acesso aos computadores e à rede mundial, generalizar o acesso aos meios tecnológicos de informação e de transmissão do conhecimento, propiciar, favorecer e estimular o uso das várias oportunidades disponibilizadas pela internet, dando subsídios para que as pessoas das comunidades atendidas sejam capazes de decifrar os códigos das novas tecnologias, utilizando-os para atender as suas necessidades.
O projeto começa na Maré e vai percorrer os outros bairros da cidade. Para participar representantes de comunidades devem enviar mensagem para [email protected] e agendar a visita da Internet Itinerante. As escolas também poderão participar, desde que também agendem a visita com antecedência.
Fonte: Prefeitura do Rio