A vereadora Tânia Bastos (PRB/RJ) aproveitou que esta quinta-feira (28/05) é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28/05) para alertar sobre a importância dos exames pré-natal.
“Mais de meio milhão de mulheres morrem devido a complicações decorrentes da gravidez ou do parto todos os anos, entre elas, 70 mil adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos. O mais impressionante é que a mortalidade materna pode ser evitável em 92% através desse exame tão simples”, disse ela.
Presidente da Comissão de Defesa da Mulher, a parlamentar anunciou que o primeiro grande evento formado também pelas vereadoras Teresa Bergher e Rosa Fernandes será realizado no dia 25 de junho, às 10h, no plenário.
“Enviamos um requerimento de informações para a Secretaria Municipal de Saúde a fim de que ela apresente um relatório com os dados quantitativos e qualitativos nos atendimentos de exames de pré-natal realizados nas unidades públicas de saúde. O objetivo é fazer um diagnóstico da cidade e programar políticas públicas eficazes para mudar de vez essa realidade no nosso Município”, afirmou.