Neste último domingo (07/04), não só pelos balões que tomaram o céu, também pelas 3 mil pessoas que vestiram suas camisas azuis para participar da 11ª Caminhada pela Conscientização do Autismo, organizada pela Fundação Mundo Azul.
O evento que contou, mais uma vez, com a presença da vereadora Tânia Bastos, madrinha da Causa e autora da Lei das Caminhadas, no Calendário Oficial do Rio.
Emocionada, a parlamentar comentou: “até pouco tempo atrás, poucas pessoas sabiam o que era o Autismo e a falta de informação dificultava o diagnóstico precoce, o acesso ao tratamento, garantia de direitos e a inclusão. É importante que todos tenham um olhar de acolhimento para os autistas serem inseridos na sociedade. Um lindo evento como esse nos mostra o poder da união e do engajamento, vejo aqui uma transformação social!”
Marta Ramos, mãe do João Luiz e da Laura, explica que o transtorno envolve uma em cada 36 crianças. Ela destaca que desde que as Caminhadas começaram, tem-se observado que as pessoas têm tomado mais conhecimento a respeito do transtorno: “embora ainda haja muito para ser feito, muitos direitos já foram conquistados e muito já feito pelas pessoas com TEA. Por isso não podemos parar”.
O evento contou com a participação de diversos órgãos públicos, sociedade civil organizada, famílias e profissionais que atuam na Causa.
Por: Daniella Araújo (ASCOM Tânia Bastos)
Foto e vídeo: ASCOM Tânia Bastos e Agência VIRGULA