A bancada evangélica na Câmara do Rio de Janeiro, composta pelos vereadores Tânia Bastos (PRB), Jorge Braz (PT do B) e João Mendes de Jesus (PRB), e o senador Marcelo Crivella (PRB) participaram do evento de apresentação da logomarca Rio + 20, no Palácio da Cidade, nesta sexta-feira (3/6).
O encontro reuniu representantes da conferência mundial do meio ambiente que será na no Município, em 2012, vinte anos após a Eco92. Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes aproveitou o encontro para listar as ações municipais que têm como meta reduzir as emissões de CO2. Até 2012, a ideia é emitir menos 8% de CO2; em 2016 a expectativa é reduzir menos 16% os gases poluentes, chegando à meta de 20% até 2020.
Paes citou a implantação do sistema de transporte BRT – três corredores em vias segregadas que vão operar com ônibus articulados que funcionam com combustível híbrido (B20); a macrodrenagem da Bacia de Jacarepaguá (investimentos de R$ 340 milhões em parceria com o governo federal); o reflorestamento de uma área equivalente a 1.500 hectares (investimento de R$ 25 milhões); além do fim das operações do aterro sanitário de Gramacho, que será substituído por um centro de tratamento de resíduos de Seropédica e a duplicação, de 150 km para 300 km, da malha cicloviária da cidade até 2012.
O secretário-geral da ONU para a Rio+20, Sha Zukang, era a presença mais aguardada do encontro, mas não conseguiu chegar a tempo e enviou uma mensagem ressaltando a importância do evento. Já o secretário-executivo da Rede C40 (que congrega 40 cidades mundo afora que adotaram iniciativas ambientais sustentáveis independentemente de ações de seus respectivos governos), Simon Reddy afirmou que o grande desafio é a redução de gases poluentes e o C40 foi criado para ajudar as cidades que desejam adotar iniciativas sustentáveis.