Por iniciativa da vereadora e vice-presidente da Casa, Tânia Bastos, a fachada do Palácio Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no Centro, foi iluminada de Azul, nesta terça-feira (5), em alusão ao Dia Internacional de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. O momento contou com a apresentação do tenor autista e deficiente visual, Saulo Laucas – músico, de ouvido refinado e habilidade pianística; e a exposição de caricaturas, pintadas pelo artista autista Ian Roberto Tabosa da Conceição, de 15 anos, que surpreendeu os visitantes.
“A Câmara cumpre um papel social fundamental para essas famílias. A partir do momento em que o presidente permite a iluminação dessa fachada de azul, a gente observa que as famílias são acolhidas, diante de tantos sofrimentos e problemas de preconceito e com relação à inclusão dentro das escolas”, ressaltou a parlamentar que é autora de dezenas de leis que defendem à Causa.
Fabiana Patrícia é mãe de Ian Roberto, autor das caricaturas que ficaram expostas no saguão. “A pintura é a forma dele se conectar com outras pessoas, é quando ele se sente realmente aceito. É o modo de ele gritar ‘eu tô aqui’ e de que é útil”, declarou orgulhosa, a conselheira social da Educação Especial da 3ª CRE.
Narbal Fernandes é pai da menina autista Alícia Fernandes, de 8 anos, e idealizador do projeto ‘Correndo Pelo Autismo’, uma das leis de autoria da vereadora Tânia Bastos. Prestigiando o evento, relembrou como teve a ideia. “Desde que descobri que minha filha era autista percebi que a falta de informação gerava preconceito e decidi fazer algo. Me tornei ultramaratonista e carreguei a bandeira do autismo nas mais longas distâncias para chamar atenção não só para a superação no esporte mas também na luta que a gente tem diariamente em relação ao autismo”, explicou.
Segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, há um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas.
O Dia 2 de Abril foi definido pela ONU, em 2007, com objetivo de difundir informações para a população sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), e assim, conscientizar a população sobre a Causa.
Também estiveram presentes na cerimônia a Capitão-tenente Fernanda Frade; a Presidente da Comissão dos Direitos dos Autistas e Familiares da OAB – RJ, Anna Carolina Dunna; e a colaboradora da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Autismo da OAB- RJ, Maria José Ferreira dos Santos.
IMAGENS
Por Leticia Namorato – ASCOM Tânia Bastos
Fotos Francisco Rezende