Tânia Bastos é sergipana e carioca de coração. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Pública, ela já atuou como conselheira tutelar, trabalhou na Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro e chefiou o gabinete de uma deputada estadual. Atualmente, está em seu quarto mandato como vereadora e foi a responsável pela criação da Comissão Permanente de Defesa da Mulher.
É autora de pelo menos sete leis que beneficiam os autistas, entre elas, inclui diagnóstico precoce; atendimento multiprofissional; acesso à educação e ao mercado de trabalho. Uma das leis de sua autoria em destaque é a Lei Municipal 6.101/2016, que determina que estabelecimentos públicos e privados incluam nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.
Foi presidente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher da Câmara do Rio por oito anos, defendendo políticas públicas em favor dos direitos das mulheres, onde durante a sua presidência foi criado o Conselho de Mulher do Rio de Janeiro (CODIM-RJ).
Trabalhou durante 11 anos em uma instituição de ensino particular, onde iniciou sua trajetória pedagógica e atuou em diversas ações de promoção e atenção à família. Foi conselheira tutelar e coordenadora regional da Secretaria Municipal de Assistência Social, quando administrou 92 creches, 22 centros sociais, dois abrigos, sendo um de família e o outro para adolescentes. Participou dos projetos sociais como o Rio Experiente, Programa Especial de Trabalho Infantil, o ProJovem, adquirindo uma ampla experiência em atividades voltadas para crianças, mulheres, jovens e idosos.
Assumiu a presidência municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB) em 2006 e foi assessora parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Em seu primeiro mandato, Tânia Bastos recebeu 15.742 votos. Reeleita em 2012, a parlamentar teve 24.850 votos e em 2016 foram 22.930 votos.
A vereadora tem grande preocupação com a população carioca e exerce o seu papel de parlamentar, trabalhando com muita responsabilidade e dedicação, acompanhando de perto as demandas da população.
Veja alguns momentos dessa trajetória