O projeto de lei nº 190/2009, de autoria da vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ), que dispõe sobre a criação do Dia Municipal de Combate e Conscientização do Câncer de Próstata no calendário oficial de eventos do município do Rio de Janeiro deve ser votado após o carnaval.
De acordo com o projeto, o Poder Executivo, nas suas políticas públicas, no âmbito das Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e qualidade de vida, Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário e Secretaria Municipal de Assistência Social, garantirão a promoção de exames, seminários, palestras, workshops, teatro, e exposições de painéis alusivos ao combate e conscientização do câncer de próstata.
Segundo a parlamentar, a conscientização do homem é fundamental. “Precisamos tratar o assunto com a seriedade que ele merece. O câncer de próstata é mais frequente no homem acima de 50 anos de idade. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que cerca de 50 mil casos ocorram por ano, inclusive, pela dificuldade de diagnosticar a doença. O objetivo desse projeto é alertar os cariocas para esse problema”, concluiu ela.
Nesta quinta-feira (11/2), o jornalista Ancelmo Gois, jornal O Globo, registrou o assunto.