No próximo sábado, dia 04/02, o grupo musical da Comlurb, Chegando de Surpresa, estará na agitando a Praia da Bica, na Ilha do Governador, às 9:30h, com mais uma ação da campanha #Praia Limpa. O evento voltado para conscientização dos moradores e de toda a população visa chamar a atenção para a importância de descartar o lixo no lugar corretor e, com isso, manter limpas as praias cariocas.
Há três anos o projeto Praia Limpa vem intensificando a limpeza das praias cariocas e conscientizando os frequentadores sobre a responsabilidade de depositar o lixo no lugar certo. Este ano a novidade foram os blocos de madeira, com a hastag da campanha, instalados nas praias do Arpoador, Leme, Barra da Tijuca e Pontal do Recreio.
Nesta nova edição do Praia Limpa a Comlurb pretende consolidar o bom comportamento dos banhistas reforçando a conscientização, ampliando a participação efetiva dos barraqueiros e chamando a população a fotografar e divulgar a campanha nas redes sociais, para que essa ideia se multiplique, ressaltando a consequente melhoria do comportamento do banhista e da qualidade do serviço prestado. O conceito #praialimpa conduz e permeia todas as peças e ações, estimulando a todos a tomarem as atitudes corretas, além de transformar cada um em um agente de divulgação.
Projeto Praia Limpa incentiva cariocas e turistas a cuidar das praias
O projeto Praia Limpa, iniciado em 2014, foi sendo consolidado nos próximos anos e se tornou um sucesso no verão de 2016, com a aprovação do público, pois além de intensificar a limpeza, buscou conscientizar os frequentadores sobre a responsabilidade de depositar o lixo no lugar certo. A proporção de lixo jogado no chão foi de 30% e de 70% o resíduo descartado nos contêineres, uma verdadeira inversão do que acontecia até então. Houve melhoria da percepção de limpeza das praias e da imagem da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro perante a sociedade e os turistas.
Durante a estação mais quente do ano, são 620 garis trabalhando em três turnos, 3.000 contêineres na orla do Leme ao Pontal. A nova versão do projeto, que se iniciou no verão de 2015, contou com a essencial colaboração da população.
A média do lixo recolhido aos domingos de verão é de 180t e 120t de segunda a sábado.
Fonte: D.O Rio, 3/02/2017