Na manhã desta quinta-feira, tive a honra de participar do Lançamento do Pacto de Cooperação pelo Enfrentamento às Violências contra a Mulher, no Museu do Amanhã, no Centro do Rio.

O Pacto foi assinado com mais treze instituições municipais, estaduais e federais para enfrentar as violências. O documento conta com vinte objetivos e tem como propósito planejar e implementar ações integradas contra as diferentes violências que atingem as mulheres.
A pauta da mulher foi a primeira bandeira que defendi no meu mandato, e vir aqui hoje, representar a Câmara, me deixa muito feliz! Olho lá para o ano de 2009, quando iniciei a primeira Comissão Permanente da Mulher e todos os passos que demos até este Pacto! Vejo que temos representação!
Observem esses números: a cada 6 horas uma mulher é estuprada, a cada três dias uma mulher é morta, 59% das ocorrências acontecem dentro das residências e 53% das vítimas são mulher negras. São números apenas da Cidade do Rio! Isso é muito grave! Temos muito caminho pela frente!
O evento contou com diversas autoridades: representantes do Judiciário, Polícias Militares e Civis, secretários de governo e o prefeito da Cidade.
Por Daniella Araujo – ASCOM Tânia Bastos


