A Câmara Municipal do Rio de Janeiro recebeu, nesta terça-feira (16), no Auditório da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no centro, as integrantes do movimento Furta-Cor, por iniciativa da vice-presidente e vereadora Tânia Bastos.
“A minha luta é em defesa das causas femininas. Os temas abordados são de extrema importância, e as soluções precisam ser discutidas junto à sociedade”, ressaltou a parlamentar.
A Campanha de Saúde Mental Materna conta com a contribuição da enfermeira, especialista no tema e doula, Isadora Veríssimo. “A violência obstétrica até muito pouco tempo atrás não era reconhecida, é um termo muito recente. A violência obstétrica existe e está presente tanto no contexto do SUS como no contexto particular. E a gente precisa falar disso até para que os profissionais possam se munir de informação e saber a maneira mais respeitosa de atender as mulheres”, acrescentou Veríssimo.
A enfermeira e mestre em Saúde da Criança Camila Dias destacou a importância de a mulher saber os seus direitos. “A mulher precisa saber se proteger e garantir que o direito dela seja preservado, não só o dela, mas o da família dela também”, disse.
Dezenas de mulheres estiveram presentes para participar deste evento especial que acontece mensalmente, geralmente na segunda semana de cada mês, na segunda-feira, no auditório da Casa.
Imagens
Por Leticia Namorato – ASCOM Tânia Bastos