Mulheres de todos os municípios e arredores do Rio de Janeiro se mobilizaram para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O intuito foi demonstrar a força feminina na Política. Os eventos, cujo tema foi a “Mulher mostra a sua força”, foram realizados, simultaneamente, em lugares diversificados – Rio de Janeiro, Magé, Paty do Alferes, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, Rio Bonito, Angra dos Reis, Caxias, Nova Iguaçu e Cabo Frio.
No Rio de Janeiro, o encontro contou com a participação da vereadora Tânia Bastos (coordenadora estadual do PRB Mulher/RJ), da Eliana Ovalle (coordenadora municipal do PRB Mulher) e das subcoordenadoras Sandra Soares (Bangú), Patrícia Armstrong (Barra e Recreio), Enir Pitzer (Zona Norte), além das executivas municipais e da militância feminina.
Segundo a vereadora Tânia Bastos, “a mulher tem força, tem vez, tem voz e é importante que elas se coloquem na Política, se envolvendo com os problemas da sociedade” ressaltou.
Em Nova Iguaçu, a deputada Rosangela Gomes marcou presença e ressaltou o valor de cada mulher: “O Dia Internacional da Mulher não pode ser comemorado e lembrado só como aquela data em que recebemos flores, parabéns ou um cartão, mas um dia que marca a posição de lutas e de conquistas das mulheres. Deus abençoe todas vocês”.
Eliana Ovalle destacou que o objetivo do grupo “é também fazer com que as mulheres possam atingir a plenitude delas no que tange a autoestima, qualidade de vida e independência, em todos os sentidos”, disse ela.
Sol de rachar
Por volta das 10h30, cerca de 20 mulheres se encontraram em frente ao Hotel Copacabana Palace, para dar início à caminhada que durou cerca de duas horas. Nem mesmo o sol quente conseguiu intimidá-las.
A moradora do Flamengo, Ana Luiza Magalhães, 76 anos, é membro afiliada ao PRB Mulher/RJ desde o início. Ela frisa que não importa o tempo, ela veste a camisa em prol destas guerreiras.
Ao longo do trajeto, as participantes carregavam bandeiras e distribuíram panfletos com palavras que destacavam a valorização da mulher. Em alguns lugares e em outros municípios, os grupos apresentaram coreografias de danças, musicas e palestras que destacavam a necessidade de ter mais mulheres na vida pública do país.
Por Leticia Namorato/ASCOM Vereadora Tânia Bastos
Fotos: André Barbosa e cedidas
Paty do Alferes