A vereadora Tânia Bastos homenageou, nesta sexta-feira(13), nove estudantes, do Colégio Pedro II, da unidade Centro, pelo resultado extraordinário realizado na olimpíada internacional de matemática – a 10° World Mathematics Team Championship, realizada na China. Na Mesa de Honra estiveram: a diretora da instituição, Andrea Bandeira; a chefe do Departamento de Matemática, Maria Helena Baccar; e a professora de matemática Andreia Maciel.
“Vocês se tornaram um marco para o nosso país, um modelo de superação a ser seguido por toda a sociedade, demonstrando que são capazes de vencer as barreiras e os obstáculos enfrentados na educação do nosso país. Fazem parte dos 7% adolescentes que concluem o ensino médio e adquirem conhecimentos adequados em matemática, citados pelo MEC. Fizeram de fato a diferença, portanto, as autoridades não podem deixar de reconhecê-los”, ressaltou a parlamentar, desejando a todos muito sucesso.
Contando a história da instituição, a diretora Andrea parabenizou individualmente cada aluno vencedor. “Falar sobre o Colégio Pedro II é retratar um pouco da história da nossa Cidade e também de cada um de nós que fazemos parte dela. Obrigada a toda equipe de professores que tornaram possível esta conquista e através deste trabalho diferenciado, com excelência e com tanto entusiasmo, tornaram possível este momento. Vocês fazem estes alunos se sentirem especiais e capazes de alcançar os seus sonhos”, ressaltou agradecendo também à vereadora pela homenagem.
Adrieny Monteiro, de 15 anos, foi a única mulher brasileira a ganhar medalha de ouro na olimpíada. “Foi muito gratificante receber este resultado e saber que todo grupo teve um bom desempenho e, por conta disto, o colégio Pedro II, Centro, foi privilegiado. Agora vou continuar estudando para participar de outras olimpíadas. Tenho o sonho de estudar francês e de ser engenheira”, destacou a estudante.
A olimpíada
O World Mathematics Team Championship (WMTC) é uma olimpíada internacional de matemática, que aconteceu entre 21 e 25 de novembro, em Beijing, na China. Uma delegação com 164 estudantes brasileiros, de 22 escolas públicas e privadas foram acompanhados de 60 professores. Os brasileiros, de 11 Estados de todas as regiões do Brasil, competiram com colegas de outros cinco países – China, Austrália, Filipinas, Malásia e Bulgária.
Alunos premiados:
Medalhista de Ouro
Adrieny Monteiro dos Santos Teixeira (turma 901, 9° ano do EF)
Medalhista de Prata
João Victor Diniz de Andrade (turma 803, 8° ano do EF)
Medalhistas de Bronze
Ana Catarina Ribeiro dos Santos (turma 805, 8° ano do EF),
Ana Júlia Victal Carvalho dos Reis (turma 905, 9° ano do EF),
Arthur Rampazio Siqueira (turma 803, 8° ano do EF),
Isabel dos Santos Fernandes (turma 905, 9° ano do EF),
Luiz Carlos Machado Ferreira (turma 903, 9° ano do EF)
Menção Honrosa
Gabriela Maia Marazzo da Silva (turma 1303, 3ª série do EM)
Samuel Fraga dos Santos Soares (turma 801, 8° ano do EF)
IMAGENS
Por Leticia Namorato – ASCOM Tânia Bastos
Fotos André Barbosa