A vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) anunciou, durante o plenário desta quinta-feira, que deu entrada na indicação legislativa solicitando à Secretaria Especial de Política para a Mulher – SPM Rio – para que o órgão reestruture melhor a rede de atendimento à mulher no prazo de 90 dias.
“Minha proposta se baseou na ação civil pública proposta à Justiça pela promotora Gláucia Santana que o dá prazo de 90 dias para reestruturação dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher, Casa-Abrigo e Deams, do Estado e da Prefeitura do Rio. Não podemos aguardar a convocação de um novo concurso, pois a demora pode custar vidas. É preciso medidas emergenciais para garantir a segurança da mulher carioca. Enquanto eu discurso aqui, a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no nosso país”, afirmou.
Atenta aos assuntos referentes à vida das mulheres, a parlamentar também apresentou a moção de repúdio contra o palestrante suíço Julien Blanc por incentivar o assédio sexual e moral contra as mulheres.
“Autointitulado de consultor em conquistar mulheres, Blanc é conhecido “por ‘ensinar’ táticas como: ignorar quando mulheres dizem não, fazer ofensas racistas, atacar a autoestima das mulheres e chegar sufocando mulheres em bares, com as mãos ao redor do pescoço. Este palestrante exalta a cultura do estupro, o crime de agressão e racismo, e profundo desrespeito pelas mulheres. A presença deste cidadão seria um retrocesso e, por isso, ele não é bem-vindo ao nosso país”, concluiu ela.