Search
Close this search box.

Vereadora homenageia cardiologista

Na noite desta sexta-feira(12), na Câmara Municipal, o médico cardiologista Dr. Mauro Alves recebeu o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, por sua atuação na Medicina e na busca por oferecer qualidade de vida aos seus pacientes.

Desde criança ele queria ser médico, e o seu próprio coração, com uma possível doença na juventude, “Coração de atleta” foi a porta que se abriu para que esse profissional, tão qualificado e comprometido se interesse pela cardiologia. Cresceu em uma comunidade na Ilha do Governador, fruto da rede pública de ensino da alfabetização até a formação em Cardiologia, mestrado e doutorado.

O homenageado é formado e pós graduado pela na Universidade Federal Fluminense (UFF) e seguiu o seu doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.  Autor e coautor de diversas publicações científicas. Defensor do serviço público e do Sistema único de Saúde, ele também é médico da Rede Municipal de Saúde e já atuou como médico civil concursado da Marinha do Brasil. Foi na instituição, ao lado de dois colegas, que criou o Serviço de Geriatria no Hospital Naval Marcílio Dias. Também na Marinha recebeu uma Carta de Agradecimento do Embaixador da sua Majestade Britânica “…pelo atendimento e perícia profissional prestada ao marinheiro inglês ferido no Navio Hospital HMS Herald”, durante a guerra das Malvinas em 1982. Destaco também o prêmio de melhor artigo original publicado na Revista Brasileira de Cardiologia em 2012 e o de 1º lugar conferido durante o 30º Congresso de Cardiologia.

Para falar de um grande homem é necessário destacar a sua família, aqui conosco, está a minha xará, a esposa do Dr. Mauro: Tânia Nogueira Alves (nome lindo! RS!)  Eles estão juntos há 43 anos, entre namoro e casamento. Ele a define como o grande pilar desta família! Aqui, também presentes estão os seus filhos: Mauro Júnior e Nathália. Olhando para eles podemos ver de onde vem a inspiração e força deste homem! Parabéns pela família!

Trabalho social sempre fez parte da sua vida, desde a adolescência e não mudou, após a sua formatura. Como médico ele sempre se depara com casos graves que precisam de uma maior atenção e mesmo com a falta de recursos, o nosso médico não abre mão de tentar curar. Por vezes, encontra ex-pacientes na rua que o agradecem por suas vidas salvas e ele responde, timidamente: “É a minha obrigação, não precisa agradecer!”

A vereadora em seu discurso destacou: ” O coração é o símbolo mundial do amor! Definitivamente, salvar vidas é a maior missão dele!  Dr. Mauro defende que até o paciente terminal  precisa de cuidados humanizados, é nesse momento que ele carece de maior atenção, não só medicamentosa, também de acolhimento. A medicina tem os seus limites, mas o amor ao próximo não! Muito feliz em poder homenagear um servidor público, como o Dr. Mauro.” 

Por Daniella Araújo – ASCOM Tânia Bastos

cOMENTÁRIOS

Posts mais visualizados