A vereadora Tânia Bastos participou da III Conferência Municipal das Mulheres da Cidade do Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, neste final de semana (3/9 e 4/9). A parlamentar integrou a mesa de abertura e de debate sobre “A participação das mulheres nos espaços de poder e decisão”.
Tânia Bastos ressaltou da conscientização das mulheres com relação à política. “Vivemos um momento muito especial. Temos uma presidenta e uma política inovadora focada na questão de gênero. Mas ainda precisamos de um Conselho Municipal de Defesa da Mulher na cidade do Rio de Janeiro e a Implantação de um Plano Municipal. Além disso, nós temos que mobilizar as mulheres. Somos maioria e ainda temos uma enorme dificuldade para preencher a cota de 30% de candidatas nas eleições. A interação entre os Executivo, Legislativo e Judiciário é fundamental para construção de novas políticas públicas, mas não é possível governar e legislarmos sozinhas. É preciso ampliar a participação de mulheres em cargos públicos”, concluiu ela.
O evento promovido pela Coordenadoria Especial de Promoção da Política para Igualdade de Gênero (CEPIG), da Prefeitura do Rio, reuniu cerca de 600 pessoas e contou com a presença da ministra Iriny Lopes, da Secretaria Especial de Política de Mulheres da Presidência da República. O tema da “Fortalecer a autonomia, erradicar a pobreza extrema e contribuir para o exercício pleno da cidadania das mulheres cariocas” foi debatido pelos representantes dos órgãos públicos e da sociedade civil.
As sugestões e reivindicações irão integrar a plataforma de políticas públicas para as mulheres que servirá como base para a elaboração do Plano Municipal e na perspectiva do fortalecimento dos organismos de políticas para as mulheres. Além d avaliar a execução do II Plano nacional de Políticas para as Mulheres, definindo prioridades para o próximo período.
Para a coordenadora da CEPIG, Terezinha Lameira, o debate foi positivo. “Este é de suma importância. Estamos contribuindo para que nosso município ajude na discussão do futuro Plano Nacional de Políticas para as Mulheres”, disse ela. No encontro também foi determinado o regimento final dos delegados que vão participar da Conferência Estadual como representantes do município do Rio de Janeiro.