A vereadora Tânia Bastos (PRB) participou da Conferência Estadual da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (6/6), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. “Este evento é de extrema relevância para a população, pois 2012 teremos novas eleições, ou seja, este é o momento ideal para refletirmos sobre diversas questões relacionadas ao nosso sistema eleitoral”, observou Tânia.
Sob a coordenação do deputado federal Vitor Paulo, temas como sistema eleitoral, financiamento público de campanha e partidário, instrumentos da democracia direta (plebiscito, referendo, revogação de mandato, projeto de lei e emenda constitucional de iniciativa popular), voto obrigatório, entre outros, foram objetos de palestras ministradas pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Dr. Cláudio Dell`Orto (diretor da Associação dos Magistrados Brasileiros), professores Geraldo Tadeu, Jairo Nicolau, Marcio Vieira Santos, pelo procurador de Justiça do Ministério Públido do Rio de Janeiro, Dr. Marcos Ramaiana e pelo juiz federal Dr. Roberto Velloso (presidente da Comissão de Reformas Política da Associação dos Juízes Federais).
A conferência tem caráter itinerante e já passou por diversos estados, com a finalidade de ouvir a posição de cada unidade da federação sobre as possíveis mudanças. Membro da Comissão Especial da Câmara e autor do requerimento para que a Conferência Estadual fosse realizada, o deputado federal Vitor Paulo (PRB-RJ), ressaltou a importância da participação popular no debate. “Todas as sugestões e críticas aqui colhidas serão encaminhadas à Comissão, para que, no momento oportuno, sejam apresentadas. Estamos à disposição da sociedade fluminense e brasileira, com um único objetivo: contribuir para melhoria do Brasil”, explicou o também presidente regional do PRB –RJ.
Durante a audiência, a tribuna ficou à disposição da população e das autoridades presentes, para que pudessem fazer uso da palavra. O deputado Iranildo Campos (PR), presidente da Comissão da Alerj que acompanha a reforma, e o relator da Comissão, deputado Luiz Paulo (PSDB), acompanharam a discussão assim como os deputados Édino Fonseca e Altineu Cortes, também do PR, Flávio Bolsonaro (PP), Paulo Ramos (PDT), Rosângela Gomes e Alexandre Corrêa, do PRB, Inês Pandeló (PT), Sabino (PSC), Alessandro Calazans (PMN) e João Peixoto (PSDC), além dos deputados federais Chico Alencar (PSol-RJ), Alfredo Sirkis (PV-RJ) e Edinho Araújo (PMDB-SP).